O Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) teve seu mandato suspenso por três meses após comportamento hostil, agressividade, xingamentos e ameaças. Gilvan também já repercutiu nacionalmente após desejar a morte do Presidente da República, Lula.
Desta vez, o Deputado sofreu a punição devido à maneira com que dirigiu-se à Ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann. Durante sessão da Comissão de Segurança Pública, o parlamentar afirmou que a Ministra é uma “prostitvta do caramb@”. Automaticamente, a sessão precisou ser encerrada.
A punição do deputado Gilvan foi aprovada por 15 votos a favor e quatro contra no Conselho de Ética da Câmara. Para além disso, a Mesa Diretora, órgão máximo da Câmara, já havia pedido meio ano de suspensão pelo histórico de violência do parlamentar.
Após a decisão, Gilvan discursou no plenário dizendo que estava arrependido e prometeu mudar seu comportamento. “Peço desculpas a quem se sentiu ofendido, não estou aqui falando para não ser punido, reconheço que no calor da emoção eu extrapolei”, afirmou.