O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura Arte Aperipê (Funcap), realiza nesta terça-feira, 25, a assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres). A solenidade acontece às 14h, no Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), localizado no centro de Aracaju. Na ocasião, serão entregues certificados aos novos mestres e, ao final, haverá a apresentação do Samba de Pareia do Quilombo da Mussuca, em Laranjeiras.
O Programa de Registro do Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres) é uma seleção e registro de pessoas com relevante contribuição à cultura local, para que passem a usufruir de direitos e, em contrapartida, mantenham sua prática cultural ativa e compartilhem seus saberes com a comunidade sergipana. O objetivo é assegurar a transmissão dos conhecimentos e das contribuições desses agentes culturais por meio de atividades como oficinas, aulas e palestras.
A seleção é feita via edital e para participar os candidatos devem comprovar suas contribuições para a salvaguarda de aspectos da cultura sergipana, nas diversas linguagens artísticas e culturais, além de possuir atuação comprovada na área por no mínimo seis anos. O edital dispõe de cinco vagas, sendo ao menos três destinadas às Culturas Populares. Os selecionados recebem o Título de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana, uma bolsa mensal vitalícia de incentivo equivalente a dois salários-mínimos e prioridade na análise de projetos culturais do Governo do Estado.
Confira a lista dos contemplados:
– Marilene dos Santos Moura (Mestra Marilene), do Reisado São José do Povoado São José, em Japaratuba
– Rosualdo da Conceição (Mestre Diô), do grupo de Samba de Coco do Mosqueiro
– Josefa Santos de Jesus (Finha de Zé de Totó), mestra da Dança de Roda do Quilombo Sítio Alto, em Simão Dias
– Marizete Lessa (Mãe Marizete), do terreiro Abassá São Jorge
– Severo D´Acelino, poeta, contista, dramaturgo, compositor, pesquisador, conferencista, ator e coreógrafo
Serviço:
O que: Solenidade de assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres).
Quando: 25 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 14h
Onde: Palácio Museu Olímpio Campos – Praça Fausto Cardoso, s/n, Centro de Aracaju
Contato: 79 99819 4512 – Nara Barreto (Asessora de Comunicação da Funcap)