O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito novo papa pela Igreja Católica e escolheu o nome Leão XIV. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (8) após a tradicional fumaça branca sair da Capela Sistina, no segundo dia de conclave.
Prevost é o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história e pertence à ordem dos agostinianos. De perfil progressista e próximo ao papa Francisco, foi promovido a cardeal em 2023. Em seu primeiro discurso, Leão XIV falou sobre paz e reforçou o compromisso com uma Igreja missionária e sinodal, voltada aos que sofrem.
Nascido em Chicago, Prevost construiu sua trajetória eclesiástica no Peru, e agradeceu em espanhol à diocese peruana durante seu pronunciamento — a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano em um discurso inaugural.
A eleição ocorre 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. Francisco liderou a Igreja por 12 anos, período marcado por reformas e aproximação com os fiéis.
A Praça de São Pedro, no Vaticano, recebeu cerca de 45 mil pessoas durante o anúncio do novo papa, confirmando o forte interesse global pela liderança da Igreja Católica.